segunda-feira, 29 de novembro de 2010

24 toques para ser feliz

Tem uns emails que a gente recebe que precisa reler para sempre. Às vezes me sinto um tanto refratária para aquelas mensagens repetitivas de "tudo de bom prá você". Mas tem umas realmente inspiradas. As que vêm com o autor nem sempre são confiáveis, mas aí vai uma que eu guardo com carinho:

24 TOQUES PARA SER FELIZ (Roberto Shinyashiki)

01 - Seja ético A vitória que vale a pena é a que aumenta sua dignidade e reafirma valores profundos. Pisar nos outros para subir desperta o desejo de vingança.

02 - Estude sempre e muito A glória pertence aqueles que tem trabalho especial para oferecer. 

03 - Acredite sempre no amor Não fomos feitos para a solidão. Se voce está sofrendo por amor, está com a pessoa errada ou amando de uma forma ruim para voce. Caso tenha se separado, curta a dor, mas se abra para outro amor. 

04 - Seja grato (a) a quem participa de suas conquistas O verdadeiro campeão sabe que as vitórias são alimentadas pelo trabalho em equipe. Agradecer é a melhor maneira de deixar os outros motivados. 

 05 - Eleve suas expectativas Pessoas com sonhos grandes obtêm energia para crescer. Os perdedores dizem: " isso não é para nós". Os vencedores pensam em como realizar seu objetivo.

06 - Curta muito a sua companhia> Casamento dá certo para quem não é dependente.

07 - Tenha metas claras A História da Humanidade é cheia de vidas desperdiçadas: amores que não geram relações enriquecedoras, talentos que não levam carreiras ao sucesso, etc. Ter objetivos evita desperdícios de tempo, energia e dinheiro. 

 08 - Cuide bem do seu corpo Alimentação, sono e exercício são fundamentais para uma vida saudável. Seu corpo é seu templo. Gostar da gente deixa as portas abertas para os outros gostarem também. 

09 - Declare o seu amor Cada vez mais devemos exercer o nosso direito de buscar o que queremos (sobretudo no amor). Mas atenção: elegância e bom senso são fundamentais. 

10 - Amplie seus relacionamentos profissionais Os amigos são a melhor referência em crises e a melhor fonte de oportunidades de expansão. Ter bons contatos é essencial em momentos decisivos. 

11 - Seja simples. Retire da sua vida tudo o que lhe dá trabalho e preocupação desnecessários. 

12 - Não imite o modelo masculino de sucesso.  Os homens fizeram sucesso `a custa de solidão e da restrição aos sentimentos. O preço tem sido alto: infartos e suicídios. Sem dúvida, temos mais a aprender com as mulheres do que elas conosco. Preserve a sensibilidade feminina, é mais natural e mais criativa (tá vendo!) 

13 - Tenha um orientador.  Viver sem é decidir na neblina, sabendo que o resultado só será conhecido quando pouco resta a fazer. Procure alguém de confiança, de preferência mais experiente e mais bem sucedido, para lhe orientar nas decisões, caso precise. 

 14 - Jogue fora o vício da preocupação.  Viver tenso e estressado está virando moda. Parece que ser competente e estar de bem com a vida são coisas incompatíveis. Bobagem... Defina suas metas, conquiste-as e deixe as neuras para quem gosta delas. 

 15 - O amor é um jogo cooperativo. Se voces estão juntos é para jogar no mesmo time. 

16 - Tenha amigos vencedores.  Aproxime-se de pessoas com alegria de viver 

 17 - Diga adeus a quem não o (a) merece.  Alimentar relacionamentos que só trazem sofrimento é masoquismo, é atrapalhar sua vida. Não gaste vela com mau defunto. Se voce estiver com alguém que não esteja compartilhando, empreste, venda, alugue, doe ... e deixe o espaço livre para um novo amor. 

 18 - Resolva.  A mulher/homem do milênio vai limpar de sua vida as situações e os problemas desnecessários. 

 19 - Aceite o ritmo do amor.  Assim como ninguém vai empolgadíssimo todos os dias para o trabalho, ninguém está sempre no auge da paixão. Cobrar de si e do outro viver nas nuvens é o começo de muita frustração. 

 20 - Celebre as vitórias.  Compartilhe o sucesso, mesmo as pequenas conquistas, com pessoas queridas. Grite, chore, encha-se de energia para os desafios seguintes. 

 21 - Perdoe! Se voce quer continuar com uma pessoa, enterre o passado para viver feliz. Todo mundo erra, a gente também. 

 22 - Arrisque.  O amor não é para covardes. Quem fica à noite em casa sozinho, só terá que decidir que pizza pedir. E o único risco será o de engordar. 

 23 - Tenha uma vida espiritual. Conversar com Deus é o máximo, especialmente agradecer. Ore antes de dormir. Faz bem ao sono e à alma. Oração e meditação são fontes de inspiração. 

 24 - Muita paz, harmonia e amor... sempre!!!

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Grosserias alheias


Eu não falo palavrão. Não gosto mesmo. Aprendi desde pequena que existem formas menos feias de expressar irritação. Preciso estar muuuito irritada, precisam me tiraaaar do sério para que eu fale um pqp ou coisa pior.
Mas sempre convivi com pessoas que falam m*rda prá quase tudo e por qualquer motivo. E ainda acho uma grosseria para os ouvidos alheios. Enfim, cada família educa seus filhos como quer.

Não que eu ache simpatia obrigatória para a boa convivência. Não vivo mostrando os dentes em sorrisos sem motivo. Acho falso. Isso às vezes passa uma imagem que estou sempre brava, de mal humor. Mas no máximo, estou apenas séria. Mas responder agredindo, com palavrões, isso eu não faço. Prefiro calar do que baixar o nível na resposta.

Quando eu tinha uns 16, saía com uma vizinha nas noites do final de semana. Ela fala um palavrão para cada duas palavras em cada frase. Que eu saiba, até hoje é assim "desbocada", como diria minha mãe. Era para escandalizar qualquer passante e ela se divertia com isso.
Eu costumo falar que palavrão, para mim, é Pin-da-mo-nhan-ga-ba, quando muito, junto um DaAparecidadoNorte, sei lá porque, para ficar mais comprido e parecer um palavrão maior.

Dependendo do contexto e do tom de voz, palavrões não me perturbam. Às vezes, é até engraçado ver alguém se expressar dessa forma. Mas se são ditos com raiva, no grito, incomodam demais. Transparece a dimensão animal do emissor. É pura agressão, falta de argumento civilizado. E vira rotina, para quem costuma falar palavrões, reclamar de tudo. Nada mais está bom. Tudo está errado. E nunca se acha responsável pela situação. A reclamação é o status quo. Se vive sem a preocupação de mostrar educação. Gentileza? Pra que!